segunda-feira, outubro 23, 2006

Cem anos de um mineiro no ar...


Alberto Santos Dumont nasceu em Palmira – hoje Santos Dumont – Minas Gerais, em 20 de julho de 1873 e suicidou-se em 23 de julho de 1932, em Guarujá, SP.
Ficou famoso por ter sido o primeiro a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico, o 14-bis, em 23 DE OUTUBRO DE 1906.
É consagrado o patrono da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileiracom o título honorífico de Marechal-do-Ar.

quinta-feira, outubro 19, 2006

curtas mineiros...

Três curtas mineiros, Negócio da China, Hora Vagabunda e Castelo de Vento, serão exibidos e discutidos neste sábado em Alagoas, no Cineclube Antes Arte do que Tarde, para mostrar a possibilidade de criar. Os filmes iniciarão uma fase do ciclo de documentários e curtas, em que se pode comprovar que a união de pessoas interessadas em cinema contribui para o fomento da atividade audiovisual.
Rafhael Barbosa, presidente da entidade afirma que:
Exemplos como o Cacá Diegues e de outros grupos de cinema mostram que é necessário assistir filmes para se ter uma formação cultural audiovisual. E que só a partir dela e da reunião de várias pessoas interessadas é que será possível fazer com que nosso Estado tenha uma nova filosofia, a filosofia de fazer filmes, de contar a nossa história


Sinopses

Em Hora Vagabunda, filme escrito e dirigido por Rafael Conde em 1998, um jovem cineasta enfrenta as dificuldades de se produzir obras audiovisuais no Brasil. Um dia em que os obstáculos para se filmar são diversos e a cidade se apresenta como um deles. O curta de ficção foi gravado em 35mm e tem duração de 17 minutos.

Produzida também em 1998, a animação Castelo de Vento, de 8 minutos, conta uma breve história sobre o poder do vento em apagar linhas, destruir casas e arrastar pessoas. Um retrato poético sobre um fenômeno que inspirou tantos artistas. “O sopro que cria os homens, unindo-os e separando-os. É assim que eu vi a composição do meu curta, pelo aspecto mais livre de criação”, afirmou a diretora e roteirista Tânia Anaya.

Um antiquário passa seus domingos percorrendo as fazendas do interior de Minas Gerais, em busca de negócios fáceis. Esse é o enredo de Negócio da China (1995), do diretor João Vargas Penna, que divide o roteiro com Andréa Queiroga. “O filme é muito bom. Uma visão interessante sobre um aspecto do cotidiano. A situação se passa em 11 minutos através dos olhares curiosos dos espectadores.”, comentou o cineasta Hermano Figueiredo.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Mais um Itabirano

Olha que legal, fuçando no youtube, como sempre, encontrei uma homenagem feita por um itabirano à Itabira e Drummond

segunda-feira, outubro 16, 2006

Depois de muuito tempo..

Sim! Eu sei que devo explicações!
Tem muito tempo que eu nao apareço por aqui...
mas sabe como é, né...Feriadão, eu precisava de uma folguinha..,

Então, hoje eu vou fugir do tema do meu blog...
não é possivel que, passando uma semana em Cabo Frio, eu fique sem citar o lugar maravilhoso que é.

Cabo Frio, que fica no estado do Rio de Janeiro, a 148 km ao norte da Cidade Maravilhosa, tem pouco mais de 100 mil habitantes e é um lugar muito conhecido por suas praias de águas claras e frias e sua areia branca e fina. Ponto turístico muito visitado por capixabas, que correm do tumulto da capital e adivinha quem?? Mineiros, é claro!

Deixo aqui para vocês, alguns pontos que conheci:


Esta é a Praia do Forte, a mais conhecida de toda região dos lagos. Possui uma beleza inigualável. Podemos contemplar também o Forte São Mateus, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia,que no período da colonização defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e piratas.



Esta é a Rua dos Biquinis, localizada no bairro da Gamboa, quevirou um verdadeiro Shopping com diversas lojas que vendem moda praia, roupas de ginástica, artesanato, cangas, bolsas, chinelos, chapéus...por um precinho especial!A maioria das lojas tem confecção própria com modelos exclusivos o que faz Cabo Frio ditar a moda nos grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e até em algumas partes da Europa, Estados Unidos e América do Sul


E por último, mas não menos interessante, este é o Canal do Itajuru. Quando estive lá, estava acontecendo a 2ª Festa Portuguesa do local.Com 6 km de extensão navegáveis, está localizado no centro da cidade e liga a lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico. Possui em suas margens belas residências, ancoradouro público, o mercado de peixes, clubes de iatismo e lazer e o cais das traineiras. Seu pôr-do-sol é fantástico.

quinta-feira, outubro 05, 2006

incentivo ao Turismo

Já que é pra fazer propaganda, deixa eu exaltar meu estado.
olha ae que videozinho bonitinho!!!
xD

quarta-feira, outubro 04, 2006

Paulinho Pedra Azul


Pronto, estou aceitando a dica do grandioso colega Gabriel, pra falar de um mineiro que particularmente não conhecia. Procurei me informar para fazer o post. E descobri que Paulo Hugo Morais Sobrinho, o Paulinho Pedra Azul, é um cantor, poeta, artista plástico e compositor brasileiro nascido em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no dia 3 de agosto de 1954.
Descobri também que ele tem 19 discos gravados e é autor de 200 telas a óleo e acrílico e de 15 livros.
Variando do romantico ao MPB, conquistou um publico específico, meio que por fora da mídia de massa.
Mesmo assim, consegue ser o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais, perdendo apenas para Milton Nascimento.
E segundo Gabriel, "a cada música ele conta três histórias, fantástico".

terça-feira, outubro 03, 2006

Mostra de Documentário e Cinema Social



Está acontecendo, desde o dia 29 de setembro até o dia 08 de outubro, a 4ª Mostra de Documentário e Cinema Social, em Córdoba, na Espanha.
O evento tem o objetivo de exibir obras cinematográficas européias com foco no social e direitos humanos.
E o que isso tem a ver com Minas?
É que o Grupo mineiro Tambolelê mostrará através de seu trabalho todos os encantos deste povo mineiro.

O grupo, além de realizar o show também irá ministrar oficinas e participar de debates, como: “Música e dança como fator de inclusão de grupos em situações de exclusão”, “Teatro do Oprimido (Moçambique)”, “Comunicação e defesa dos direitos humanos (Nicarágua)”, “Rap como linguagem social da juventude (Colômbia)”, “Ferramentas de participação e empodeiramento juvenil (Bolívia)”, “Construção de projetos de rádio comunitária (Argentina), entre outros.

segunda-feira, outubro 02, 2006

Reeleito


Apesar de todas as críticas, vídeos, e toda uma campanha contra o já Governador do Estado, Aécio Neves, ele se reelege com mais de 77%dos votos.
O próprio Aécio reconhece que sua reeleição vai lhe garantir melhor posição no cenário nacional.
Aécio era favorito absoluto e se mostrou ontem, durante todo o dia, a favor do abrandamento das tensões, principalmente devido ao escândalo da compra de dossiê.
"Temos um País a construir, um País que precisa viver reformas, planejamento, eficiência e resultados. Nós não vamos viver permanentemente em um clima pré-eleitoral", afirmou, antes de votar na capital mineira, ao lado do presidenciável Geraldo Alckmin.

E o Jorginho?


Estou aqui unicamente para anunciar sua derrota. Apesar de sua campanha inovadora, através do ORKUT, Jorginho nao teve bons resultados e não conseguiu se eleger Deputado Estadual de Minas Gerais.

Perfil

  • Nome: Simone Resende
  • Aluna de Jornalismo/UFES

Pergunta?
Quem sai de Minas sempre quer voltar?
Lógico
Nem sempre
Nunca
Só pra visitar mesmo

Resultado Parcial

últimos Posts